Coisas que você precisa saber sobre a biotecnologia moderna

Nesta era moderna, a tecnologia é algo que não podemos evitar. A razão é que, com o avanço da tecnologia, muitas atividades diárias realizadas por humanos sempre usam a tecnologia. Porém, a tecnologia não se preocupa apenas com os dispositivos eletrônicos, mas também com a ciência que é benéfica para a vida humana, ou seja, a biotecnologia.

A biotecnologia é o uso de organismos vivos ou a engenharia de processos biológicos a partir de um agente biológico para produzir produtos e serviços que podem beneficiar os humanos. Esta biotecnologia está dividida em duas, nomeadamente a biotecnologia convencional e a biotecnologia moderna.

Neste artigo, conheceremos melhor a biotecnologia moderna. Qual é a diferença entre a biotecnologia convencional?

A biotecnologia moderna é a biotecnologia que utiliza os princípios da biologia celular e molecular para produzir produtos benéficos para os humanos. A aplicação da biotecnologia moderna é baseada na engenharia genética e na engenharia bioquímica.

A engenharia genética é um esforço para produzir organismos geneticamente superiores retirando certos genes de organismos superiores. Enquanto isso, a engenharia bioquímica é um esforço feito para o crescimento de microrganismos para que possam produzir determinados processos biológicos e evitar contaminações que podem afetar os processos e produtos produzidos.

(Leia também: O que você sabe sobre a biotecnologia convencional?)

As características da biotecnologia moderna são que ela envolve material genético como DNA, organismos ou microrganismos usados ​​para melhorar e aprimorar o desempenho genético de um organismo para que ele possa beneficiar os humanos e os equipamentos e tecnologias usados ​​são modernos.

A biotecnologia moderna, especialmente a engenharia genética, muda a natureza dos organismos inserindo certos fragmentos de DNA para que possam produzir produtos úteis necessários aos humanos. Por exemplo, esta biotecnologia alterou a natureza genética das bactérias Escherichia coli inserindo o DNA que codifica para a insulina no plasmídeo bacteriano para que a bactéria possa produzir insulina.

Além do setor de saúde, a biotecnologia moderna também pode ser utilizada no setor de alimentos, buscando aumentar a produção agrícola. Além disso, a aplicação da biotecnologia é um esforço para reduzir o uso de produtos químicos perigosos para que não sejam consumidos por humanos por meio da aplicação de técnicas de engenharia genética.

Um dos produtos geneticamente modificados é um organismo transgênico. Onde, por exemplo, existem plantas transgênicas (essas plantas resistem a pragas e proporcionam mais rendimentos), animais transgênicos (aumentam a qualidade e a quantidade dos animais).