Compreendendo a Análise Quantitativa em Química

A análise quantitativa refere-se à determinação de quanto de um determinado componente está presente em uma amostra. A quantidade pode ser expressa em termos de massa, concentração ou abundância relativa de um ou todos os componentes de uma amostra. Aqui estão alguns exemplos de resultados da análise quantitativa:

• O mineral contém 42,88% de prata em massa.
  • A reação química produziu 3,22 moles de produto.
  • A solução é 0,102 M NaCl.

Quantitativo versus Qualitativo

A análise qualitativa diz “o que” está em uma amostra, enquanto a análise quantitativa é usada para dizer “quanto” está em uma amostra. Os dois tipos de análise são frequentemente utilizados em conjunto. Ambas as formas de análise são consideradas exemplos de química analítica.

Métodos utilizados na análise quantitativa

Vários métodos são usados ​​para quantificar uma amostra. Estes podem ser amplamente classificados como métodos físicos ou métodos químicos.

Métodos físicos medem uma propriedade física , como adsorção de luz, densidade e susceptibilidade magnética. Exemplos de métodos físicos incluem:

• Espectroscopia de infravermelho de transformação de Fourier (FTIR)
  • Espectroscopia de Emissão Atômica (AES)
  • Espectroscopia de raios-X dispersiva de energia (EDS)
  • análise de oligoelementos
  • espectroscopia de fluorescência de raio-x
  • ICP-AES
  • ICP-MS

Os métodos químicos envolvem reações químicas, como oxidação, precipitação ou neutralização para formar um novo composto químico.

Exemplos de métodos químicos incluem:

• titulação (análise volumétrica)
  • análise gravimétrica
  • vários testes de química úmida
  • análise de combustão
  • fusão de gás inerte

Muitas vezes, os métodos físicos e químicos se sobrepõem. Além disso, a matemática é utilizada na análise quantitativa. As estatísticas são particularmente úteis para analisar dados.

A principal ferramenta para análise quantitativa é o balanço analítico ou escala, que é usado para medir a massa de forma precisa. Produtos de vidro, como o balão volumétrico, também são importantes. Para a química analítica , um balanço típico mede a massa para 0,1 de um miligrama. É necessária uma sensibilidade de cerca de mil vezes para o trabalho microanalítico.

Por que a análise quantitativa é importante?

É importante conhecer a quantidade de tudo ou parte de uma amostra por vários motivos.

1. Primeiro, se você está realizando uma reação química, a análise quantitativa ajuda você a prever quanto produto esperar e determinar seu rendimento real.
  2. Outra razão pela qual os estudos quantitativos são importantes porque algumas reações ocorrem quando a concentração de um componente atinge um nível crítico. Por exemplo, uma análise de um material radioativo pode indicar que há um componente chave para que a amostra seja submetida a fissão espontânea!
  3. A análise quantitativa é crucial para a formulação e teste de alimentos e drogas, pois é usado para medir os níveis de nutrientes e fornecer uma contabilidade precisa da dosagem.
  4. A análise quantitativa é crítica na determinação do nível de contaminantes ou da impureza de uma amostra. Embora a análise qualitativa possa determinar a presença de chumbo na tinta sobre um brinquedo, por exemplo, é uma análise quantitativa que detecta quanto concentração existe.
  1. Testes médicos contam com análise quantitativa para obter informações sobre a saúde do paciente. Por exemplo, a análise quantitativa pode determinar os níveis de colesterol no sangue ou a proporção de lipoproteínas no plasma ou a quantidade de proteína excretada na urina. Aqui novamente, a análise quantitativa complementa a análise qualitativa, uma vez que esta identifica a natureza de um produto químico enquanto o primeiro diz o quanto há.
  2. Testes quantitativos de um mineral podem ser usados ​​para determinar se é prático mina-lo para um elemento ou composto específico.
  3. Os testes quantitativos são usados ​​para verificar os produtos atendendo às especificações do fabricante ou regulamentar.