Conheça o nome do oxigênio, Antoine Lavoisier

O nome Antoine-Laurent de Lavoisier pode não soar familiar aos nossos ouvidos. Mas, não o que ele encontrou. Ok, não foi realmente “descoberto” por ele, mas pelo menos, graças a Lavoisier, sabemos como chamar o terceiro elemento mais abundante do universo. Sim, foi ele quem deu o nome ao oxigênio em 1774.

A própria palavra oxigênio vem do grego, ou seja, oxus, que significa ácido, e gennan, que significa produzir. Oxigênio ou ácido é um elemento químico que possui o símbolo O e número atômico 8. Na tabela periódica, é um elemento não metálico do grupo VIA (calcogênio) e pode reagir facilmente com quase todos os outros elementos (principalmente em óxidos).

Em suas viagens, Lavoisier foi um grande cientista que tentou entender a natureza ou a importância da substância química Oxigênio. Enquanto outros químicos da época (entre 1754-1774), como Joseph Black, Joseph Priestley, Henry Cavendish e outros não fizeram isso desde que aceitaram a teoria do flogisto. Naquela época, o oxigênio, por exemplo, era visto como o ar em que todo o flogisto havia sido desviado.

Quanto a Lavoisier, o homem que conseguiu e manipulou as peças do quebra-cabeça em um todo justificado e encontrou a direção certa na teoria da química. No primeiro estágio, ele considerou a teoria do flogisto completamente errada. “Não existe flogisto”, disse ele.

Em segundo lugar, a água não é um item elementar, mas uma mistura de oxigênio e hidrogênio. O ar também, porque consiste principalmente de uma mistura de dois tipos de gases, oxigênio e nitrogênio. Todas essas declarações agora parecem diretas, mas ainda não foram captadas nem pelos antecessores de Lavoisier nem por seus contemporâneos.

(Leia também: Conhecendo o grande cientista, Michael Faraday)

Em seu livro intitulado “Princípios Básicos da Química (1789)”, Lavoisier prova que água e ar não são elementos químicos, listando as substâncias desses objetos que ele considera ter significados básicos e elementares, embora a lista contenha vários erros. A lista atual de elementos químicos modernos é essencialmente uma extensão do que Lavoisier havia composto.

Não só no campo da química

Não só na área de Química, Lavoisier, que na adolescência chegou a estudar Direito – conseguiu se formar em Direito e foi nomeado perito jurídico, também contribuiu para o campo da investigação geológica, e também deu um peso convincente no campo da fisiologia. Por meio de experimentação cuidadosa (em colaboração com Pierre-Simon Laplace), ele foi capaz de mostrar que o processo fisiológico de suar ou suar é essencialmente o mesmo que o processo de queima lenta.

Em outras palavras, humanos e animais extraem sua energia do lento processo de combustão orgânica de dentro, usando o oxigênio do ar que coleta.

Antoine Lavoisier também está envolvido no mundo dos escritórios administrativos e serviços de relações públicas da França. Mas o que ele priorizou foi dentro da Real Academia Francesa de Ciências. Ele também é membro da Ferme Générale, uma organização que atua no mundo dos assuntos tributários. Como resultado, após a Revolução Francesa de 1789, o governo revolucionário desconfiava muito dele.

Lavoisier foi preso, junto com vinte e sete membros da Ferme Generale. Um dia, 8 de maio de 1794, as vinte e sete pessoas foram julgadas, consideradas culpadas e guilhotinadas.

Na época do julgamento, havia um pedido para que o caso de Lavoisier fosse separado, destacando a quantidade de serviços que ele já havia prestado para a sociedade e a ciência. No entanto, o juiz rejeitou o pedido com um breve comentário: “Os republicanos não precisam de gênios.”

O grande matemático Joseph Louis Lagrange defendeu ferozmente seu amigo, dizendo: “Leva um instante para cortar uma cabeça, mas não cem anos o suficiente para colocá-la em sua posição original.”

Precisamente em Paris, em 8 de maio de 1794, o grande cientista francês, Antoine Lavoisier, faleceu aos 50 anos.