Definição de metal alcalino (Química)

Os metais alcalinos são qualquer um dos elementos encontrados no Grupo IA da tabela periódica (a primeira coluna). Os metais alcalinos são espécies químicas altamente reativas que rapidamente perdem seu único elétron de valência para formar compostos iônicos com não metais. Todos os elementos do grupo dos metais alcalinos são encontrados na natureza.

Lista de metais alcalinos

Os metais alcalinos são:

A União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) exclui o hidrogênio (H) como um metal alcalino porque ocorre como um gás em temperaturas e pressões comuns. No entanto, o hidrogênio exibe muitas das propriedades associadas aos elementos do grupo e se converte em um metal alcalino sob pressão extremamente alta.

Propriedades do metal alcalino

Os metais alcalinos são todos metais reativos macios e brilhantes. Embora macios o suficiente para serem cortados com uma faca, revelando uma superfície brilhante, os metais reagem com a água e o ar e mancham rapidamente, de modo que os metais puros são armazenados em uma atmosfera inerte ou sob óleo para evitar a oxidação. Todos os metais reagem vigorosamente com a água e a energia da reação aumenta à medida que você sobe na tabela periódica. Nenhum dos metais alcalinos existe livre na natureza: eles são encontrados como sais, formando cristais com a estrutura cúbica de corpo centrado.

Fontes

• Greenwood, Norman e Alan Earnshaw. Química dos Elementos. 2ª edição, Butterworth-Heinemann, 1997.
  • Lide, DR, editora. Manual CRC de Química e Física. 86ª edição, CRC Press, 2005.

referências