Links em padrões de hereditariedade – classe inteligente

Algum de vocês já se perguntou por que seus olhos são semelhantes aos olhos de seu pai, sua postura corporal é semelhante à de sua mãe, enquanto seu nariz é como o de sua avó. Aparentemente, tudo isso tem a ver com herança, sabe. Sim, todos os seres vivos, incluindo humanos, herdam genes de seus pais. As características físicas que vêm dessa mistura de genes estão incluídas nos padrões de hereditariedade.

Para observar, cada organismo parental tem características diferentes. Os cruzamentos entre dois pais que têm semelhanças ou diferenças nas características podem produzir descendentes com suas próprias características também. A existência de traços ou traços previsíveis também pode não aparecer devido a mudanças no material genético do organismo. Isso pode ser devido a outros padrões hereditários.

Para facilitar o entendimento, desta vez revisaremos os padrões de hereditariedade em humanos abrangendo vários materiais, um dos quais é sobre relacionamentos. O que diabos é isso?

Linkage é um evento em que dois ou mais genes estão localizados no mesmo cromossomo e não podem se separar independentemente durante a meiose. Esses genes estão em um estado vinculado, portanto, tendem a ser transmitidos juntos. As ligações podem ocorrer nos cromossomos do corpo (ligações gênicas) ou cromossomos sexuais (ligações sexuais).

Link Gene

Cada cromossomo contém genes armazenados em um local especial chamado locus. Esses genes podem estar no mesmo cromossomo ou em cromossomos diferentes. Os genes que estão no mesmo cromossomo homólogo e estão localizados próximos uns dos outros são chamados de ligação gênica.

(Leia também: O que é Link e Recombinação?)

Devido à proximidade uns com os outros, esses genes permanecerão juntos até o momento da formação do gameta. A ligação de dois ou mais genes produzirá menos gametas, de modo que a prole resultante terá menos proporções fenotípicas e genotípicas.

Link de sexo

No seu dia a dia, você deve ter observado a existência de uma característica individual que só é possuída por mulheres ou homens. Este incidente ocorreu por causa do vínculo sexual.

A ocorrência de ligação genética ou o que é chamado de acoplamento foi descoberta pela primeira vez em 1906 por William Bateson e Reginald Punnett. Os dois cientistas descobriram que um cruzamento di-híbrido entre a cor da flor e a forma do pólen nos feijões não seguia a segunda lei de Mendel.

Assim, Bateson e Punnett concluíram que os alelos que vêm do mesmo pai tendem a ser herdados juntos, o que é conhecido como acoplamento genético. Da mesma forma, os genes que vêm de dois pais diferentes tendem a ser herdados separadamente, o que é conhecido como repulsão.

Em 1910, enquanto trabalhava em Drosphila melanogaster, Morgan concluiu que o acoplamento e a repulsão são dois aspectos diferentes. Morgan define ligação como a tendência de os genes estarem presentes no mesmo cromossomo, carregarem uma semelhança com o pai original e entrarem juntos no mesmo gameta.

Os genes que mostram uma ligação estão presentes no mesmo cromossomo. Os genes vinculados sempre carregam o caráter original de seus pais durante o processo de herança. Os genes que estão próximos mostram uma ligação forte, enquanto os genes que estão distantes têm mais chance de serem separados.

Com base em sua dessemelhança com o pai, o vínculo é dividido em dois, ou seja, vínculo perfeito e vínculo imperfeito. Se o gene herdado como um todo for um gene do tipo parental ou tiver semelhanças com o genitor, é chamado de elo perfeito. Enquanto isso, se o gene herdado produz vários genes recombinantes que não são semelhantes ao pai, ele é chamado de ligação imperfeita.