QuímicaQuímica Orgânica

Proteína

Estrutura e propriedades proteicas.

a proteína (ou protidi) são polímeros de aminoácidos.

O nome, proposto por JJ Berzelius e adotado pela primeira vez pelo químico holandês GJ Mulder em 1838, indica que papel fundamental que as proteínas desempenham nos organismos vivos (do grego Proteínas, de importância primária).

Essas macromoléculas onipresentes representam cerca de três quartos do peso seco da maioria dos tecidos animais e, consequentemente, estão envolvidas na estrutura e nas funções de todos os organismos vivos.

Funções proteicas

Existem vários funções proteicas. Alguns deles têm uma função puramente estrutural (por exemplo, fibras da pele, cabelos e músculos), tarefas que os polissacarídeos (especialmente a celulose) são confiados nas plantas.

Muitos outras proteínas têm uma função catalítica (enzimas) que permite que reações ocorram em sistemas vivos que, na ausência de enzimas, ocorreriam tão lentamente que a vida não poderia ser sustentada.

Outras proteínas têm uma função reguladora (hormônios) e poucas outras participam do sistema imunológico que defende o corpo (anticorpos).

Foi descoberto que Existem centenas de milhares de proteínas diferentes no corpo humano cada um dos quais desempenha uma função diferenciada necessária para o desenvolvimento adequado do corpo humano e que, no homem, o peso corporal é representado por aproximadamente 15% das proteínas, a maioria encontrada nos músculos.

Outras espécies animais superiores também têm um número semelhante de proteínas e a maioria delas difere de uma espécie para outra; alguns deles também diferem de um indivíduo para outro da mesma espécie.

Estrutura proteica

As proteínas são constituídas por α-aminoácidos fundidos por meio de uma ligação amida denominada ligação peptídica:

ligação peptídica

Formação de ligação peptídica

UMA hidrólise parcial de proteínas com ácidos, bases ou enzimas, leva a poliamidas menores.

A hidrólise completa também pode ser realizada para dar os compostos de aminoácidos individuais.

a peso molecular de proteínas varia de 6.000 para insulina a 41.000.000 para a porção proteica do vírus do mosaico do tabaco.

Poliamidas com menos de 5000 pesos moleculares são geralmente chamadas polipeptídeos; aqueles que contêm apenas alguns aminoácidos são chamados peptídeos.

As maiores proteínas são complexos altamente organizados, compostos por subunidades menores.

Os polipeptídeos naturais possuem a capacidade de desempenhar suas funções biológicas em virtude de sequências específicas e o arranjo tridimensional exato de seus aminoácidos.

a primeira etapa na investigação de uma proteína é a determinação da sequência de aminoácidos chamada estrutura primária da proteína.

Com o advento de técnicas mais sofisticadas, os aspectos mais detalhados da estrutura proteica.

Isso inclui a natureza da relação espacial entre elementos vizinhos e às vezes é chamado estrutura secundária de proteínas.

O arranjo espesso de toda a cadeia é chamado de estrutura terciária e a relação espacial entre uma cadeia de polipeptídeos e as outras é chamada de estrutura quaternária (consulte os elementos individuais para obter detalhes).

estrutura proteica

Classificação proteica

Ser capaz de enquadrar milhares de proteínas em um sistema de classificação que reflete satisfatoriamente diferenças e analogias é quase impossível.

a proteínas são divididas em simples e conjugadas: o primeiro fornece, por hidrólise completa, apenas aminoácidos, o segundo, além dos aminoácidos, também fornece um componente diferente, chamado grupo protético.

Para mais detalhes, consulte: classificação de proteínas.

As proteínas podem ser alteradas com muita facilidade devido a alterações no pH, efeito da radiação UV, calor ou ação de solventes orgânicos.

Tais alterações são comumente chamadas desnaturação protéica.

Por fim, deixamos alguns links que podem lhe interessar:

Qual é o proteoma?

Quantas proteínas as amêndoas contêm?

Quer saber quanta proteína existe no peito de frango?

O que é uma fosfoproteína?

Quantas proteínas possui um ovo de galinha?

Estude conosco