Últimas Notícias

Imaginando a infância atemporal de Portland de Beverly Cleary

Quinze meses atrás, viajei para Portland, Oregon, para visitar os lugares e as casas da infância de Beverly Cleary, a amada e premiada autora de mais de 40 livros para crianças e jovens. Meu marido e minha filha se juntaram a mim, os três fãs de Ramona Quimby, pais que leram todos os livros quando crianças, antes de relê-los em voz alta para nosso filho.

Com uma mudança para o exterior no horizonte, decidimos visitar a cidade que desempenha seu próprio papel sutil, mas essencial nos romances mais populares do autor: Portland, com sua chuva temperamental e poças salpicadas, suas ruas batizadas com nomes de tribos indígenas da região. Americanos , bibliotecas aconchegantes e parques cheios de vermes. A infância de Cleary no Oregon claramente inspirou sua imaginação; entre seus livros, cerca da metade se passa em Portland.

Então, nos últimos dias de dezembro de 2019, fizemos uma viagem para a cidade de Roses, visitando os bairros do nordeste de Grant Park e Hollywood desde a infância de Cleary. Na época, eu não sabia que seriam nossas últimas férias em família antes da pandemia do coronavírus, e não poderia imaginar quantas vezes voltaria a essas memórias durante os meses de nosso confinamento.

Crédito…Alamy

Quando Sra. Cleary faleceu em 25 de março, aos 104 anos, minha tristeza pela perda de um querido autor declarou uma “lenda viva” pela Biblioteca do Congresso em 2000 foi combinada com memórias de nossa viagem. Percorrendo as fotos de nossa viagem, as cenas simples de casas de artesãos, parques verdes e bibliotecas infantis lotadas evocaram uma inocência perdida.

Quando criança, eu amava os livros da Sra. Cleary porque eles não eram condescendentes. Seus personagens são crianças comuns que sucumbem às tentações comuns, como empurrar um tubo inteiro de pasta de dente na pia ou dar a primeira mordida suculenta em cada maçã da caixa.

Já adulto, relendo os livros em voz alta para minha filha, fiquei impressionado com sua sensação de atemporalidade: irmãs lutando contra a rivalidade entre irmãos, pais lutando com preocupações financeiras e perda de emprego. O próprio pai da autora perdeu sua fazenda em Yamhill quando ela tinha 6 anos de idade e mudou-se com a família de três pessoas a cerca de 40 milhas a nordeste de Portland, a “cidade de contracheques regulares, calçadas de concreto em vez de calçadões., Parques gramados e canteiros de flores, bondes em vez disso de um hack de estábulo de libré, uma biblioteca com um quarto infantil que parecia tão grande quanto um salão maçônico “, escreveu ela em seu livro de memórias de 1988,” A Girl From Yamhill. “.

Pensei nisso quando vi uma das casas de infância queridas da Sra. Cleary, uma modesta, bangalô próximo ao Grant Park, em um quarteirão repleto de casas próximas umas das outras. Ela brincava com uma gangue de “crianças na idade certa para brincar” e suas aventuras a faziam ansiar por histórias sobre as crianças da vizinhança. “Eu ansiava por livros sobre as crianças de Hancock Street”, escreveu ela em “A Girl from Yamhill”. Em suas histórias, ele mudou Hancock Street para Klickitat Street “porque eu sempre gostei do som do nome quando morava perto”.

Encontramos Klickitat de los Libros nas proximidades, junto com a rua Tillamook, ambos nomeados em homenagem a tribos nativas americanas do noroeste do Pacífico. Enquanto minha filha de 6 anos corria em busca de anéis de engate vintage, imaginei Ramona, ou mesmo uma jovem Beverly, nessas mesmas calçadas, tropeçando em palafitas feitas de latas de café de dois quilos e barbante ou empoleirando-se na calçada. para ver o desfile do Rose Festival.

Nos dias seguintes, encontramos a antiga escola primária do autor, um prédio de tijolos agora chamado Beverly Cleary School, Fernwood Campus. Paramos na Biblioteca Central do Condado de Multnomah, uma imponente estrutura de tijolos no centro da cidade onde ela “praticava trabalho” durante o verão como bibliotecária estudantil (e onde a seção infantil também leva o nome dela). Comemos rosquinhas e pizza. Visitamos Grant Park, onde o artista local Lee Hunt criou um trio de esculturas de bronze retratando três dos personagens queridos da Sra. Cleary: Henry Huggins, seu cachorro, Ribsy e Ramona, empoleirados, como se estivessem em movimento.

Crédito…Ann Mah

Embora fosse um típico dia chuvoso de inverno em Portland, nada poderia diminuir a alegria de minha filha quando ela viu seus personagens favoritos retratados um pouco maiores do que a vida. Ele correu para pegar a mão de Ramona, radiante, e a imagem que tirei ficará para sempre gravada em meu coração.

Para minha filha, a melhor parte da viagem foi nossa visita à cidade de Yamhill no Vale Willamette, onde avistamos a casa vitoriana com torres na qual a Sra. Cleary passou os primeiros seis anos de sua vida. Passamos a noite em um parque de trailers vintage próximo, dormindo em um Airstream Overlander 1963, como imaginei que a autora teria feito com sua jovem família. Para o jantar, grelhamos cachorros-quentes e marshmallows, uma refeição que minha filha ainda descreve como uma das melhores de sua vida.

Estas são as memórias que retirei no ano passado, quando a pandemia destruiu os prazeres simples da vida. Uma tarde chuvosa no parque. Aquecimento na hora da história da biblioteca. Uma xícara de chocolate quente bebida em um café lotado. A chuva batendo no teto de metal de nossa caravana, me lembrando da inspiração criativa que a Sra. Cleary descreveu em “A Girl from Yamhill”: “Sempre que chove, sinto a necessidade de escrever. A maioria dos meus livros é escrita no inverno. “

Antes de nossa viagem, eu me perguntava se minha filha era jovem demais para uma peregrinação literária, e talvez fosse, porque havia momentos em que a busca por outro fio condutor da infância da autora testava sua paciência. E ainda, mesmo que tenha sido apenas alguns dias, nossa jornada capturou sua memória. Ele fala sobre isso agora com uma precisão cristalina, lembrando os últimos dias antes do início do ano mais estranho de nossas vidas.

Nossa última manhã em Portland nos encontrou com um grupo de viajantes cansados ​​enquanto esperávamos para embarcar em nosso vôo antes do amanhecer. Fizemos fila no balcão de café do aeroporto para comprar muffins e bebidas quentes, mas quando tentei pagar, o caixa me disse que um estranho anônimo havia comprado o café da manhã para nós.

“Mãe! É como no livro!” Exclamou minha filha. Demorei alguns minutos para perceber que ele estava falando sobre uma cena de “Ramona Quimby, 8 anos”, quando a família Quimby, exausta por preocupações financeiras, brigas familiares e clima sombrio, tenta se animar com um jantar de hambúrguer. você mal pode pagar, apenas para um cavalheiro gentil receber seu cheque anonimamente.

Esse momento agora parece um sonho, desconectados como estamos uns dos outros, todos existindo em nossas bolhas. Mas um dia, em breve, nos encontraremos novamente e tocaremos a vida um do outro, não apenas como amigos e familiares, mas também como estranhos. Nesse ínterim, temos os livros de Beverly Cleary para nos lembrar.

Ann Mah, autora do romance The Lost Vintage, mora em Hanói, no Vietnã.