Dados de alumínio ou elementos de alumínio

Dados básicos de alumínio:

Símbolo: Ao

Forma curta: [Ne]3 segundosdois3p1
Longo caminho: 1sdois2 segundosdois2P63 segundosdois3p1
Estrutura do escudo: 2 8 3

descoberta do alumínio

História: Alúmen (sulfato de alumínio e potássio – KAl(SO4)dois) tem sido usado desde os tempos antigos. Foi usado para curtimento, tingimento e como ajuda para parar pequenos sangramentos, e até mesmo como ingrediente de fermento em pó. Em 1750, o químico alemão Andreas Marggraf descobriu uma técnica para produzir uma nova forma de alúmen sem enxofre. Essa substância recebeu o nome de alumina, que é conhecida como óxido de alumínio (AldoisOU3) Hoje dia. A maioria dos químicos contemporâneos da época acreditava que a alumina era uma “terra” de um metal anteriormente desconhecido. O alumínio metálico foi finalmente isolado em 1825 pelo químico dinamarquês Hans Christian Ørsted (Oersted). O químico alemão Friedrich Wöhler tentou, sem sucesso, reproduzir a técnica de Ørsted e encontrou um método alternativo que também produzia alumínio metálico dois anos depois. Os historiadores divergem sobre quem deve receber crédito pela descoberta.
Nome: Alumínio deriva seu nome de alúmen. O nome latino para alúmen é ‘alúmen‘que significa sal amargo.
Nota sobre a denominação: Sir Humphry Davy propôs o nome alumínio para o elemento, no entanto, o nome alumínio foi adotado para se adequar ao final “ium” da maioria dos elementos. Esta grafia é usada na maioria dos países. Alumínio também foi escrito nos EUA até 1925, quando a American Chemical Society decidiu oficialmente usar o nome de alumínio.

Dados físicos de alumínio

Estado à temperatura ambiente (300 K): sólido
Aparência: macio e leve em metal branco prateado
Densidade: 2,6989g/cc
Densidade no ponto de fusão: 2.375 g/cc
Gravidade específica: 7,874 (20°C)
Ponto de fusão: 933,47K, 660,32°C, 1220,58°F
Ponto de ebulição: 2792K, 2519°C, 4566°F
Ponto crítico: 8550K
Calor de fusão: 10,67kJ/mol
Calor de vaporização: 293,72 kJ/mol
Capacidade de calor molar: 25,1 J/mol
Calor específico: 24.200 J/g K (a 20°C)

Dados atômicos de alumínio

Estados de oxidação (mais comum em negrito): +3+2, +1
Eletro-negatividade: 1.610
Afinidade eletrônica: 41.747 kJ/mol
Rádio atômica: 1,43 Å
Volume atômico: 10,0cc/mol
Raio Iônico: 51 (+ 3e)
Raio covalente: 1,24 Å
Primeira energia de ionização: 577.539 kJ/mol
Segunda energia de ionização: 1816.667 kJ/mol
Terceira energia de ionização: 2744.779 kJ/mol

Dados Nucleares de Alumínio

Número de isótopos: O alumínio tem 23 isótopos conhecidos que variam de vinte e umAlto 43Al. Apenas dois ocorrem naturalmente. 27O Al é o mais comum e representa quase 100% de todo o alumínio natural. 26O Al é quase estável com meia-vida de 7,2 x 105 anos e só é encontrado em pequenas quantidades naturalmente.

Dados de vidro de alumínio

Estrutura de treliça: cúbico de face centrada
Estrutura constante: 4.050 Å
Temperatura de Debye: 394,00 mil

Usos de alumínio

Os antigos gregos e romanos usavam o alume como adstringente, para fins medicinais e como mordente no tingimento. É usado em panelas, decorações externas e milhares de aplicações industriais. Embora a condutividade elétrica do alumínio seja apenas cerca de 60% da do cobre por área de seção transversal, o alumínio é usado em linhas de transmissão elétrica devido ao seu peso leve. As ligas de alumínio são usadas na construção de aeronaves e foguetes. Revestimentos refletivos de alumínio são usados ​​para espelhos de telescópios, papel decorativo, embalagens e muitos outros usos. A alumina é utilizada na fabricação de vidros e refratários. Rubi sintético e safira têm aplicações na produção de luz coerente para lasers.

Fatos Diversos de Alumínio

• O alumínio é o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre.
  • O alumínio já foi chamado de “metal dos reis” porque o alumínio puro era mais caro de produzir do que o ouro até que o processo Hall-Heroult foi descoberto.
  • O alumínio é o metal mais utilizado depois do ferro.
  • A principal fonte de alumínio é o minério bauxita.
  • O alumínio é paramagnético.
  • Os três principais países que mineram minério de alumínio são Guiné, Austrália e Vietnã. Austrália, China e Brasil lideram o mundo na produção de alumínio.
  • A IUPAC adotou o nome alumínio em 1990 e em 1993 reconheceu o alumínio como uma escolha aceitável para o nome do elemento.
  • O alumínio requer muita energia para se separar de seu minério. A reciclagem de alumínio requer apenas 5% dessa energia para produzir a mesma quantidade.
  • O alumínio pode ser ‘enferrujado’ ou oxidado pelo mercúrio.
  • Rubis são cristais de óxido de alumínio onde alguns átomos de alumínio foram substituídos por átomos de cromo.
  • Uma peça de joalheria no túmulo do general chinês Chou-Chu do século III contém 85% de alumínio. Os historiadores não sabem como o ornamento foi produzido.
  • O alumínio é usado em fogos de artifício para produzir faíscas e chamas brancas. O alumínio é um componente comum dos flares.

Referências:

CRC Handbook of Chemistry & Physics (89th Ed.), National Institute of Standards and Technology, Origin History of Chemical Elements and Their Discoverers, Norman E. Holden 2001.

referências