Últimas Notícias

Jimmy Lai, magnata da mídia de Hong Kong, negou fiança sob acusações de fraude

HONG KONG – Jimmy Lai, fundador do maior jornal pró-democracia de Hong Kong, teve sua fiança negada na quinta-feira por acusações de fraude e um tribunal ordenou sua prisão até abril.

A prisão do Sr. Lai, 72, ocorreu um dia depois que três proeminentes ativistas de Hong Kong foram condenados à prisão por participarem de um protesto no ano passado, o mais recente golpe para o movimento pró-democracia do território.

O governo chinês impôs uma lei de segurança nacional abrangente em Hong Kong no final de junho, e o Sr. Lai tornou-se o alvo mais proeminente da lei em agosto, quando foi preso junto com seus dois filhos e quatro executivos de sua empresa de mídia, Next Digital.

Mas as novas acusações de fraude não estão relacionadas à lei de segurança. Em vez disso, eles acusam o Sr. Lai de violar os termos do contrato de aluguel da sede da Next Digital, emissora pública RTHK relatada.

Dois outros executivos da Next Digital foram acusados ​​de fraude, mas receberam fiança na quinta-feira, disse a RTHK. As ações da Next Digital foram suspensas da negociação na quinta-feira de manhã, enquanto se aguarda um anúncio da empresa.

Os advogados de Lai irão apelar da decisão da fiança, um processo que levará pelo menos oito dias, disse Mark Simon, um assistente de Lai.

Lai e seu jornal apoiaram abertamente os protestos pró-democracia em Hong Kong e estão entre os principais alvos de Pequim, uma vez que ela se mobilizou para reprimir a dissidência no território.

Os protestos diminuíram em grande parte este ano devido a restrições de distanciamento social, táticas policiais agressivas e a nova lei de segurança. Mais de duas dezenas de pessoas foram presas sob a lei. Pequim autorizou a remoção de quatro legisladores pró-democracia no mês passado, levando à demissão em massa do campo pró-democracia da legislatura de Hong Kong.

Além do Apple Daily, vários outros veículos de notícias de Hong Kong sofreram pressão nos últimos meses. Um repórter da RTHK que investigou a polícia. foi preso no mês passado sobre o uso de um banco de dados de placas de veículos.

E a i-Cable, a maior operadora de TV paga, disse esta semana que está demitindo mais de 100 funcionários. Esse grupo incluía cerca de 40 jornalistas, incluindo toda a sua equipe de investigação conhecida como News Lancet, de acordo com reportagens locais.

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo